De acordo com a International Energy Agency (IEA), a previsão é de que, globalmente, a capacidade renovável aumente mais de 60% entre 2020 e 2026, atingindo mais de 4800 GW, o que é equivalente à atual capacidade dos combustíveis fósseis e à energia nuclear combinados. No Brasil, estima-se que nesse mesmo período a capacidade de geração renovável cresça quase 30% ou 45 GW.
Apesar dos incentivos crescentes, as energias renováveis enfrentam uma série de incertezas políticas e desafios de implementação, incluindo aspectos relacionados a financiamento, licenciamento, aceitação social e integração na rede.
Ainda, a IEA ressalta que a previsão de crescimento significativo para os próximos anos não é suficiente para que as metas da COP26 sejam atingidas até 2050, o que implica observar que os governos precisam, além de enfrentar os desafios políticos e de implementação, aumentar a sua ambição, pois, de acordo com a agência, anualmente, a geração renovável deve aumentar a uma taxa média de quase 12% entre 2021 e 2030, quase o dobro do período entre 2011 e 2020.
Fonte: International Energy Agency (IEA) – https://www.iea.org