O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?

A partir da ideia de desenvolvimento sustentável, as Nações Unidas mobilizaram esforços para tornar isso possível ao redor do globo e garantir uma forma de evolução que atenda às necessidades atuais, sem comprometer as gerações futuras.

Assim, em 2015, os países membros das Nações Unidas estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e a Agenda 2030, que fazem parte de uma ação global que abrange o desenvolvimento sustentável em suas esferas social, ambiental e econômica.

São 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável juntamente com outras metas estabelecidas que visam o fim da pobreza, a proteção do planeta e a garantia de que a população viverá com paz e prosperidade em 2030. Os objetivos são os seguintes:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de Gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia limpa e acessível;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Vida na água;
  15. Vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias e meios de implementação.

No que se refere ao setor de energia, podemos elencar os ODSs 7, 9, 12 e 13 como os objetivos norteadores do segmento. As iniciativas para alcance dos mesmos vêm sendo acompanhadas e, segundo o relatório divulgado neste ano, nenhum dos os países do G20 vem apresentando ações suficientes para a obtenção da meta de 1,5ºC em se tratando da descarbonização do setor de energia e indústria sustentável, o que reitera a necessidade de ações nesse âmbito que envolvam geração limpa e inteligência energética.

Fontes:

Nações Unidas – Brasil – https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Sustainable Development Report 2022 – https://www.sdgindex.org/